A Revolut foi alvo de ciberataque. Aqui encontras informação sobre o que se passou e o que podes (e deves!) fazer. Já agora, temos um post dedicado a este assunto no nosso grupo de Facebook, onde podes partilhar a tua experiência, deixar comentários ou esclarecer alguma dúvida que ainda possas ter depois de leres este breve post.
1. A Revolut foi alvo de um ciberataque. O que isso significa ao certo?
A Revolut confirmou que foi atingida por um ciberataque altamente direccionado que permitiu aos hackers aceder aos dados pessoais de 50150 clientes, dos quais 20687 no Espaço Económico Europeu.
O ataque já aconteceu a 10 de Setembro, tendo sido resolvido na manhã seguinte.
De acordo com as informações revisadas fornecidas, os dados de 50.150 clientes em todo o mundo (incluindo 20.687 no Espaço Econômico Europeu), como nomes, endereços, e-mails, podem ter sido afetados durante o incidente. endereços postais, números de telefone, parte dos dados do cartão de pagamento (de acordo com as informações fornecidas pela empresa, os números do cartão foram mascarados), dados da conta, etc. A Revolut informa no entanto que “nenhum detalhe de cartão, PIN ou senha foi acedido”.
Segundo um utilizador a própria Revolut terá informado que estes foram os dados que podem ter sido acedidos:
Contact details (e.g. name, email, phone number, address)
Device model and last accessed IP address
Top-up and Revolut payment card details (always protected – i.e. only ever viewable as hashes, therefore not usable)
Insurance policy numbers (not claims data)
Past transactions
National tax ID (Stock trading customers only)
2. O que devo fazer?
Os clientes em risco já foram notificados individualmente pela Revolut, nomeadamente por email.
Assim, resulta que os clientes que não receberam um e-mail não foram afectados.
Caso tenhas sido um dos clientes cuja informação tenha sido comprometida, deves ter especial atenção a tentativas de “phishing” como por exemplo, seres contactado por email, SMS, telefone a pedir detalhes do teu cartão, PINs de acesso à conta, etc.
3. O meu dinheiro está em perigo?
Não. De acordo com a Revolut, não houve acesso às contas propriamente ditas, nem sequer houve roubo de nenhum fundo. Aliás, é público que a Revolut possuirá vários sistemas de segurança para prevenir precisamente este tipo de situações.
4. Que preocupações devo ter no futuro?
Não há sistemas 100% infalíveis e 100% seguros. Recomendamos por isso que de forma periódica mudes de senha/PIN de acesso à tua conta Revolut (prática que também deves ter para outros serviços naturalmente, como o teu email, etc). Tão ou mais importante, é NUNCA cederes a ninguém, por muito convincentes que possam parecer, o teu PIN/senha de acesso, números de cartões completos, códigos de acesso ou de confirmação que são enviados por email ou SMS para validar operações, etc. A Revolut avisa os clientes de forma regular que não liga ou envia mensagens SMS a solicitar dados de login, por isso “não vás em histórias”.
5. Onde posso encontrar mais informação?
O importante a reter é que caso tenhas sido um dos afectados, a Revolut já terá contactado directamente.
Se no entanto quiseres saber mais sobre isto, existem algumas notícias na imprensa e sites especializados, e tens também aqui o link para a comunicação oficial que a Revolut fez à entidade reguladora (usa um tradutor online).
Aqui ficam alguns links:
Primeira notícia que vimos sobre isto, a 17/Setembro:
https://www.thetimes.co.uk/article/revolut-hit-by-phishing-cyberattack-bd76fwqls
E para outros sites, tens aqui a página de “Cobertura completa” do Google News:
—————-
Gostaste deste artigo? Já viste os restantes artigos que temos aqui no website?
E já fazes parte do grupo Revolut Portugal (grupo) ?
Podes partilhar a tua experiência, tirar dúvidas, etc.
Convida e divulga pelos teus amigos, família e colegas! Diz-lhes como podem abrir a sua conta Revolut e pedir o seu cartão!
Vamos fazer a comunidade Revolut crescer em Portugal!