Atualização: 01/Julho/2024
A Revolut possui um dos sistemas mais avançados de segurança dos cartões, capaz de detectar rapidamente uma utilização indevida e bloqueá-la, e no limite até bloquear logo o cartão. Mas por vezes, é necessário bloquear o cartão de forma rápida e preventiva, como por exemplo, se o mesmo se perder ou for roubado, evitando assim problemas futuros. Confere aqui mais estas dicas de segurança do Revolut e no ponto 5 tens as instruções de como contactar com o suporte OFICIAL.
5 dicas úteis de segurança do Revolut
1. Como devo então proceder para bloquear ou cancelar o meu cartão Revolut?
Em caso de perda ou roubo do cartão Revolut, podem de forma imediata, bloquear ou mesmo cancelar o vosso cartão através da app Revolut instalada no vosso smartphone.
Para proceder devem abrir a aplicação, e no ecrã inicial clicar na aba ‘Cartões’ (em cima). Depois, na lista de cartões que vos aparece, clicam no cartão que pretendem bloquear/cancelar. O cartão em causa irá aparecer em tamanho maior, e debaixo da “imagem” do cartão, irão encontrar várias opções, nomeadamente uma que se chama “Bloquear cartão”
Clicam nessa opção, e imediatamente o cartão irá ficar bloqueado, e as opções de segurança mudam. Passar a ter uma opção para “Desbloquear cartão” e logo abaixo uma opção para “Reportar perda ou roubo“
É esta opção que devem escolher para cancelar o vosso cartão, sendo que depois será possível pedir um novo.
Outra forma que têm de cancelar o cartão, é aceder directamente a “Definições” e lá encontram a opção “Cancelar o cartão“.
2. Para além disso, podem também, dentro da opção “Definições”, activar/desactivar certas funcionalidades tais como:
- pagamentos fora da vossa localização geográfica (para usar, convém terem a certeza que o vosso telefone vai estar sempre com acesso à internet) – opção “Segurança baseada na localização“
- pagamentos por banda magnética (“swipe”)
- pagamentos contactless (muito comuns na Europa, e por exemplo, completamente essenciais em cidades como Londres, onde até nos transportes se pode usar o Revolut como título de transporte, evitando assim a compra do Oyster)
- levantamentos de dinheiro (nota: em algumas ATM mais antigas, pode ser necessário também activar a opção dos “pagamentos por banda magnética)
- pagamentos online (recomendamos que esta opção esteja sempre desactivada, e que para operações online, usem o cartão virtual – clica aqui para ver como pedir).
(novamente: estas opções estão “dentro” das Definições do cartão físico. Acedes à app, Cartões, escolhes o teu cartão físico, e depois Definições e finalmente, deslizas com o dedo para baixo até encontrares a parte da “Segurança”)
3. E se me roubarem ou perder o telemóvel? Como faço?
Pois é! Uma vez que tudo é feito pela aplicação, então como é que podem bloquear ou cancelar o cartão se também perderem ou vos roubarem o telemóvel?
Pois bem, existem duas opções:
- ter a aplicação (previamente) instalada num outro dispositivo (outro telemóvel ou um tablet por exemplo), o que devem fazer com antecedência (pois precisam de introduzir o código SMS que é enviado para o vosso número). Obviamente, deverão ter total confiança no dono desse outro dispositivo (se não for teu), pois na prática, essa fica com acesso à vossa conta Revolut (se souber o PIN).
- em alternativa, ligar para a linha automática dedicada que a Revolut tem para este efeito. Nota: esta linha não faz suporte: é completamente automatizada e com instruções em inglês simples, que respondem através do “teclado”.
E como é que funciona essa linha?
É mesmo muito simples! Aqui vão os passos, este processo demora poucos segundos:
- Arranjam um telefone e ligam para o +37052143608 (ou 0037052143608). nota: a chamada terá o custo normal de uma chamada para a Lituânia (mas isso será certamente a menor das vossas preocupações).
- Nas opções escolhem a opção 1 (bloquear cartões), depois introduzem o vosso número telemóvel (com código de país) associado à vossa conta Revolut. Por exemplo, se o vosso número é Português e é o 911234567, introduzem assim: 351911234567# (ou seja, 351 número e confirmam com o cardinal)
- confirmam a vossa data de nascimento. Por exemplo, se nasceram a 5 de Dezembro de 1990, introduzem assim: 051290#(ou seja DD MM AA e confirmam com o cardinal)
Automaticamente e instantaneamente o vosso cartão fica bloqueado!
Sugestão: quando tiveres algum tempo, experimenta fazer este processo da chamada telefónica, para te familiarizares com este sistema automático. O cartão fica bloqueado, é certo, mas depois podes ir logo à tua conta e voltar a desbloquear.
4. E como reactivo o meu cartão? Ou peço um cartão de “substituição”?
Assim que tiverem acesso à vossa conta através da aplicação, podem voltar a desbloquear o cartão (caso encontrem/recuperem o cartão) e/ou dar como perdido/roubado e pedir um novo.
Esse novo cartão poderá ou não ter um custo de envio (mais uma vez, depende das condições da Revolut, do teu plano e da utilização que dás ao cartão). Mas dos casos que temos conhecimento que houve custo, foi “simbólico” e inferior a 2€.
5. Preciso de mais ajuda, como faço para falar com o suporte OFICIAL?
Todo o suporte da Revolut é feito exclusivamente através do chat na aplicação. Temos esta página dedicada a explicar o que podes fazer para entrar em contacto com o suporte OFICIAL e pedires ajuda – clica aqui.
Informações deste artigo retiradas em parte do website oficial da Revolut aqui.
Já fazes parte do grupo Revolut Portugal (grupo)?
Assim, podes partilhar a tua experiência, tirar dúvidas, etc.
Portanto, convida e divulga pelos teus amigos, família e colegas! Diz-lhes como podem aderir à Revolut e obter o cartão Revolut!
Em suma: vamos fazer a comunidade Revolut crescer em Portugal!