Cartões bancários: Tipos e Redes

Os cartões bancários podem ser de vários tipos: débito, crédito, pré-pago, etc., etc.

Por outro lado, podem pertencer a uma OU MAIS redes. Por “redes” entendam-se: VISA, MASTERCARD, MULTIBANCO e muitas outras como por exemplo MAESTRO, AMERICAN EXPRESS, etc. Normalmente as redes a que o cartão “pertence” estão impressas no cartão (ver logotipos!).

Os estabelecimentos comerciais podem decidir LIVREMENTE se aceitam ou não cartões bancários, e se aceitarem, de que tipo e de que rede(s) querem aceitar.

Como a rede MULTIBANCO é uma rede PORTUGUESA e que (tanto quanto sabemos) só emite cartões de débito, em Portugal vulgarizou-se chamar a todos os outros cartões “de crédito” ou “internacionais”.

A rede Multibanco por norma cobra comissões muito mais baratas às lojas, quando estas recebem um pagamento através de um cartão da rede Multibanco. Por isso, muitas das lojas em Portugal que aceitam cartões, têm terminais de pagamento automático (TPA) com contrato APENAS com a rede Multibanco.

Ainda assim, muitas lojas têm vários TPA: uns só com contrato com a rede Multibanco e outro(s) com contrato com outras redes. É normal ter até vários terminais com rede Multibanco e apenas um terminal onde aceitam cartões de outras redes. Em locais tipo shoppings, restaurantes, supermercados, lojas de roupa, etc. é normal, e por isso convém perguntar se têm OUTRO terminal de pagamento onde aceitem cartões de outras redes.

E no caso dos cartões Revolut, como é que isso nos afecta?

Ora bem, se um estabelecimento decidir trabalhar APENAS com cartões da rede MULTIBANCO, os cartões emitidos pela Revolut não vão ser aceites para pagamento, pois apenas têm uma rede: MasterCard ou VISA.

No caso de terem um pagamento rejeitado com a indicação de “TPA sem contrato”, já sabem o motivo, mas convém sempre perguntar, pois tal como foi referido acima, pode ser que tenham outro terminal!

—————-

Gostas desta dica? Já viste as restantes que temos aqui no website?

E já fazes parte do grupo Revolut Portugal (grupo) ?

Podes partilhar a tua experiência, tirar dúvidas, etc.

Encontras lá também toda a informação sobre como obter o cartão Revolut completamente grátis e sem sequer pagas os portes de envio!

Convida e divulga pelos teus amigos, família e colegas!

Vamos fazer a comunidade Revolut crescer em Portugal!