Receber Salário na conta Revolut

Podes receber salário na conta Revolut? Sim, claro que sim! Lê o nosso post para ficares a saber mais sobre como podes receber o teu salário e que precauções deves ter.

mão a colocar notas de euro numa carteira

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos por mensagem privada, e também que é muitas vezes colocada no grupo Revolut Portugal (no Facebook), é se é possível receber salário na conta Revolut, ou se é seguro, etc.

A resposta simples é: Sim, claro que podes receber o salário no Revolut!


Repara: há centenas de milhares de pessoas por esse mundo fora a receber salário no Revolut. Isto é um facto. Aliás, no nosso grupo no Facebook, por exemplo, temos vários testemunhos de pessoal a receber salário de empresas portuguesas no Revolut, e também há naturalmente, muitos casos de pessoal que foi trabalhar para Reino Unido, Alemanha, França, Dinamarca, Luxemburgo, entre muitos outros países, e estão a receber o salário na conta Revolut.

Publicidade

A conta Revolut é uma conta bancária “normal”. Podes transferir dinheiro de e para a conta Revolut a partir de outros bancos, tal como qualquer outra conta bancária.

Para veres os “dados bancários” da tua conta Revolut, é muito fácil, e há várias formas, por exemplo:

  1. clicar na bandeira junto ao valor do saldo
  2. aceder ao separador principal, escolher a conta que pretendes (se tiveres mais do que uma), selecione “…” para ver mais e depois clicar em “Dados”
  3. aceder ao teu perfil -> Documentos -> Confirmação da conta

Como verás, no caso da “conta Euros”, a conta Revolut, tem um IBAN como qualquer outra conta, apenas começa por LT pois a Revolut tem as contas sediadas na Lituânia.

Tens proteção de depósito, portanto o valor que lá tiveres, está protegido. Não há nenhum impedimento técnico ou legal para que não possas, caso assim entendas, receber o teu salário na conta Revolut. E como as transferências de salários são identificadas como tal (ou seja, quando a empresa faz a transferência normalmente eles têm uma opção que “sinaliza” a transferência como sendo “pagamento de salários”), isso faz com que os valores em causa sejam automaticamente reconhecidos como “salários” e isso é tido em conta pelo sistema de segurança da Revolut que monitoriza todas as transacções, evitando assim potenciais “bloqueios”

Assim, para quem está dentro da União Europeia (UE), e para a empresa que te paga o salário, vai dar ao mesmo, pagar para uma conta de um banco em Portugal ou em qualquer outro país da UE. Os custos são os mesmos, e o “processo administrativo” pouco ou nada muda.

E, mesmo para quem vai trabalhar para fora da UE, em muitos casos, por causa da “eficiência digital” da Revolut, ficará mais barato e mais fácil (para a empresa e para ti) que a empresa transfira para a conta Revolut do que para uma conta nesse país fora da UE (que, aliás, em certos casos, pode demorar muito tempo e/ou ser “impossível” abrir conta). Aliás, em alguns países (por exemplo, Reino Unido, a Revolut já te disponibiliza “números de conta locais”, ou seja, é como se tivesses aberto uma conta num banco desse país, o que pode facilitar ainda mais a tua vida). Não temos neste momento a certeza de quais são os outros países onde a Revolut já disponibiliza estes “números de conta locais”, mas nada como confirmares por ti na app e/ou junto do suporte OFICIAL.

Publicidade

Vantagens de receber o salário na conta Revolut

  • todas as vantagens da conta Revolut que já conheces
  • possibilidade de teres CONTAS LOCAIS em alguns países (por exemplo: Reino Unido)
  • proteção de depósito já disponível através do Revolut Bank
  • possibilidade de cambiar sem custos (ou custos muito reduzidos) e enviar Euros para a tua família em Portugal (por exemplo)
  • etc, etc

Precauções e “desvantagens”

  • Como “regra de bom senso”, nunca deves usar uma única conta para tudo. Caso optes por receber o salário numa conta, considera transferir parte para uma outra conta, como uma espécie de “segurança” ou “porquinho-mealheiro”. Tens muito conteúdo sobre isso no YouTube, em Blogs, etc. Pesquisa, informa-te. A literacia financeira é algo que devia ser ensinado desde o ensino primário, mas seja como for, está ao alcance de todos – é só ter vontade.
  • A maior “desvantagem” que identificamos, e aplica-se praticamente apenas em Portugal – é o facto de não teres acesso aos serviços exclusivos da rede Multibanco (pagamento de serviços, pagamentos de impostos, etc., e por enquanto), o facto de algumas entidades oficiais, como as Finanças ou a Segurança Social, ainda não fazerem transferências para contas que não sejam portuguesas. Isto chama-se “Discriminação relativa ao IBAN“, é ilegal, e devemos todos reclamar sempre que possível para que “o sistema mude”.
  • Preocupa-te a questão dos “bloqueios de contas”? É compreensível. Afinal, há muita “tinta” a (es)correr pela Internet sobre isto. E para piorar, legalmente, a Revolut não pode vir a público “defender-se” das “acusações” ou explicar os motivos dos bloqueios (porquê? pois isso só iria dar pistas aos vigaristas de como enganar os sistemas de segurança). Mas como já referimos acima, a não ser que a tua empresa esteja em alguma “lista negra do FBI ou da Polícia Judiciária”, não será por uma transferência de salário que a Revolut te irá bloquear a conta. Mais uma vez, as transferências de salário são identificadas como tal quando são processadas na origem, resolvendo logo essa questão. Voltando à questão dos “bloqueios”, enfim, é mais por usos indevidos da conta (ou de alguns dos serviços associados), fraudes, burlas, “money mules” e outras coisas. Não é por receber lá salários e pagar as contas do dia a dia, ou das viagens, compras online, etc, que é o que 99.999% do pessoal faz e 99.999% do pessoal não tem contas bloqueadas.
  • Pois, mas a empresa diz que “não aceita pagar para uma conta internacional”. Mais uma vez, a empresa TEM QUE aceitar (pelo menos, tratando-se de empresas na UE e para transferências para uma conta dentro da UE, o que é o caso da conta Revolut). Repara, para a empresa (e para qualquer um de nós) o custo de transferir para uma conta dita “nacional” ou para uma conta na UE é o mesmo: se é de borla para um caso tem que ser para outro, se pagas 1€ (por exemplo) para transferir para Portugal também paga(rás) 1€ para transferir para qualquer país na UE.

Se tiveres alguma crítica (construtiva!) ou qualquer dúvida sobre o conteúdo deste post, faz um post no grupo Revolut Portugal (no Facebook)! Faremos o possível para melhor este post e/ou esclarecer a tua dúvida!

Não te esqueças que tens também sempre site oficial da Revolut (ver aqui o link para o artigo no Centro de Ajuda directo para a questão de “receber salário”) e claro, no chat da aplicação, tens sempre o suporte OFICIAL que está disponível 24 horas por dia (mesmo que a app diga que está “offline”, é mentira 😉).


E já fazes parte do grupo Revolut Portugal (grupo)?

Podes partilhar a tua experiência, tirar dúvidas, etc.

Convida e divulga pelos teus amigos, família e colegas! Diz-lhes como podem aderir à Revolut e obter o cartão Revolut!

Vamos fazer a comunidade Revolut crescer em Portugal!

Publicidade